PROJETO O FOLCLORE
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O educando terá a oportunidade de conhecer de forma pedagógica o Folclore Brasileiro, suas lendas e mitos, assim poderá identificar posteriormente as lendas que compõe o folclore nacional. Instigaremos o imaginário dos mesmos com a interpretação de textos , trabalhando assim o lúdico de uma maneira interativa, terá também a oportunidade de conhecer outros pontos importantes do folclore como: provérbio, adivinhas, trava língua, parlenda,remédios caseiros, frases de pára-choque de caminhão e rimas com objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos bem como resgatar a cultura esquecida por muitos.
Duração das atividades
Dois meses ( 3 bimestre )
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O gênero textual lenda nas aulas de português e produção de texto, pinturas e confecção em artes bem como conhecimento prévio trazido pelos alunos.
Estratégias e recursos da aula
O projeto será trabalhado em sala de aula, pois será montado um álbum folclórico com os principais temas do mesmo. Serão oito aulas, aulas seguindo o seguinte roteiro:
Na primeira aula será entregue um roteiro do trabalho, para ser seguido nas próximas aulas. Na segunda aula começaremos com montagem da capa, índice, dedicatória e introdução. Na terceira aula os alunos trarão de casa três aulas lendas e mitos para serem selecionados e copiados no álbum. Na quarta aula os alunos pesquisaram na internet e outras fontes provérbios os quais serão apresentados para turma, pelos próprios alunos em seguida copiados no álbum. Na quinta aula será feita uma competição em sala de diferentes adivinhas, para posterior copia no álbum. Na sexta aula os alunos trarão de casa frases de pára-choque de caminhão para também compor o álbum. Na sétima aula pesquisamos alguns remédios caseiros para compor o álbum folclórico bem como os trava língua. Na oitava aula será feito a conclusão e a apresentação de textos folclóricos produzidos pelos alunos no decorrer do projeto e montado um painel com os mesmo.
Recursos utilizados.
- Internet ; DVD; data-show ; revistas; livros; computador; lápis de cor; pincel; tinta guache ; quadro negro; cola; tesouras; cola colorida; chamex; câmera digital; aparelho de som; gibi da turma da Mônica intitulado você sabia? FOLCLORE.
Avaliação
A avaliação será continua sendo os alunos avaliados mediante sua participação nas aulas, envolvimento com o tema, criatividade no desenho e pesquisas em casa, na biblioteca e na sala de computação. Enfim os alunos serão avaliados em todas as oito aulas, refletindo e analisando o processo da construção do conhecimento, referente aos objetivos propostos para a temática em estudo.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O educando terá a oportunidade de conhecer de forma pedagógica o Folclore Brasileiro, suas lendas e mitos, assim poderá identificar posteriormente as lendas que compõe o folclore nacional. Instigaremos o imaginário dos mesmos com a interpretação de textos , trabalhando assim o lúdico de uma maneira interativa, terá também a oportunidade de conhecer outros pontos importantes do folclore como: provérbio, adivinhas, trava língua, parlenda,remédios caseiros, frases de pára-choque de caminhão e rimas com objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos bem como resgatar a cultura esquecida por muitos.
Duração das atividades
Dois meses ( 3 bimestre )
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O gênero textual lenda nas aulas de português e produção de texto, pinturas e confecção em artes bem como conhecimento prévio trazido pelos alunos.
Estratégias e recursos da aula
O projeto será trabalhado em sala de aula, pois será montado um álbum folclórico com os principais temas do mesmo. Serão oito aulas, aulas seguindo o seguinte roteiro:
Na primeira aula será entregue um roteiro do trabalho, para ser seguido nas próximas aulas. Na segunda aula começaremos com montagem da capa, índice, dedicatória e introdução. Na terceira aula os alunos trarão de casa três aulas lendas e mitos para serem selecionados e copiados no álbum. Na quarta aula os alunos pesquisaram na internet e outras fontes provérbios os quais serão apresentados para turma, pelos próprios alunos em seguida copiados no álbum. Na quinta aula será feita uma competição em sala de diferentes adivinhas, para posterior copia no álbum. Na sexta aula os alunos trarão de casa frases de pára-choque de caminhão para também compor o álbum. Na sétima aula pesquisamos alguns remédios caseiros para compor o álbum folclórico bem como os trava língua. Na oitava aula será feito a conclusão e a apresentação de textos folclóricos produzidos pelos alunos no decorrer do projeto e montado um painel com os mesmo.
Recursos utilizados.
- Internet ; DVD; data-show ; revistas; livros; computador; lápis de cor; pincel; tinta guache ; quadro negro; cola; tesouras; cola colorida; chamex; câmera digital; aparelho de som; gibi da turma da Mônica intitulado você sabia? FOLCLORE.
Avaliação
A avaliação será continua sendo os alunos avaliados mediante sua participação nas aulas, envolvimento com o tema, criatividade no desenho e pesquisas em casa, na biblioteca e na sala de computação. Enfim os alunos serão avaliados em todas as oito aulas, refletindo e analisando o processo da construção do conhecimento, referente aos objetivos propostos para a temática em estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário